Cabeçalho

quarta-feira, setembro 12, 2012

Ei, eu já ouvi isso antes!


Eu não sei vocês, mas pra mim não basta simplesmente ouvir música. Eu tenho uma necessidade de prestar atenção em cada detalhe, nos baixos, nas risadinhas que as vezes tem no fundo e na entonação das letras. Com isso eu, ao longo da minha carreira (cof cof) de ouvidora de música, acabei reparando em um monte de músicas que se repetiam. Claro, nada que possa ser chamado de plágio, mas é isso que chamamos de "sample": um trecho de uma música. Se um sample me parece familiar, passo dias e dias e não consigo tirá-lo da minha cabeça, até descobrir de onde vem. Mais cedo ou mais tarde isso sempre acontece, e por isso eu trouxe dois samples em comum que eu encontrei:
Se você reparar, o começo das duas músicas é idêntico. Nesse caso, a Madonna pediu autorização do ABBA para usar o sample, e depois de ouvir a demo, eles permitiram, e dizem inclusive que adoram a música. 
Aqui está um exemplo de sample vocal. Você pode perceber a semelhança aos 2:15 min do vídeo do Fall Out Boy com o 0:38 da Lady Gaga.
Essa é a minha mais recente descoberta, levou 3 dias e foi uma das mais legais. O começo (e praticamente a música inteira do Coldplay) corresponde ao fundo do refrão de Teenagers from Mars, que começa em 0:54. E vocês, também tem essa mania de ficar investigando as músicas ou lembram de mais alguma que deveria estar neste post? Peço desculpas pelo post ter alguns problemas quanto ao tamanho dos vídeos, mas tive que deixá-los assim para manter a proporção, evitando que o vídeo fique esticado demais "/

Nenhum comentário:

Postar um comentário