Cabeçalho

quinta-feira, outubro 18, 2012

the 20's aren't over

Eu não sei se a escola de vocês tem esse tipo de coisa, mas na minha todo ano nós temos uma "Mostra Cultural", onde mostramos os trabalhos que desenvolvemos ao longo do ano e essas coisas. Todo ano tem um tema, e o tema desse ano é a Semana de Arte Moderna de 1922, há exatos 90 anos.

Pra quem não sabe, a Semana de Arte Moderna (ou SAM 90) foi uma semana onde vários artistas modernistas, como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Heitor Villa-Lobos, realizaram um evento no Teatro Municipal de São Paulo com o intuito de promover uma arte que não fosse cópia do que era importado da Europa, e sim com uma identidade nacional. 

Eu, obviamente, não vim falar apenas da SAM 90 nesse post. Acontece que minha professora pediu que fôssemos à Mostra caracterizados como pessoas que viviam nos anos 20, então fui pesquisar sobre essa década e acabei encontrando bastante coisa interessante, e, como não poderia deixar de ser, vou dividir tudo com vocês.


"A moda passa, o estilo nunca"

É com essa célebre frase de Coco Chanel que inauguro o post, afinal essa foi a década onde ela começou sua revolução. Até os anos 10, as mulheres costumavam usar aqueles vestidos até o chão, cheias de espartilhos e anáguas, porém nos anos 20, foi a vez dos vestidos, conhecidos como melindrosas, com cortes retos até pouco acima dos joelhos, de seda, cheios de paetês e brilhos, adequados aos movimentos do foxtrote  dança que começou a fazer sucesso na época, que é comumente chamada de "os loucos anos".


Uma das marcas da década foi o uso dos chapeis no estilo "cloche", semelhantes a toucas porém mais elegantes, e que cobriam praticamente todo o cabelo, que algumas famosas ainda usam para criar um look retrô.
Foi nessa época que surgiram os cortes Chanel, bem curtinhos na altura no queixo, e que ainda está em alta.


As it-girls dos anos 20 costumam estar segurando um cigarro nas mãos, copiando os filmes daquele tempo, em que o cigarro era sinônimo de luxo. Logicamente não eram os cigarros atuais, e sim aqueles pretos mais compridinhos com a ponta branca, ao estilo de Marilyn Monroe e Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo.

A mulher sensual era aquela sem curvas, sem seios e com quadris pequenos. A atenção estava toda voltada aos tornozelos, que usavam meias em tons nude, que sugeriam pernas nuas, o que seria um escândalo até então.


As peças mais usadas eram capas, blazers, cardigãs, colares compridos (especialmente os de pérola), boinas, e os já citados vestidinhos de seda, todas elas modas lançadas por Gabrielle Coco Chanel.
 Na maquiagem, a tendência era o batom, na cor carmim, em forma de coração. A maquiagem era forte nos olhos, com o uso de delineadores, novidade na época, e as sombrancelhas eram tiradas e o risco pintado a lápis. A tendência era ter a pele bem branca.

Bem, é isso, peço desculpas pelo post interminável, e espero que eu consiga arranjar umas roupas nesse estilo sem parecer uma vovózinha né? Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário